Você está aqui: Página Principal Notícias / Novidades Falurb oferece projeto de inclusão digital para idosos

Falurb oferece projeto de inclusão digital para idosos

A humanidade vive hoje a era da informação e da tecnologia. Passamos do mundo analógico para o mundo digital. Paralelo a isso, vemos que a expectativa de vida aumenta de maneira significativa. Conforme estudo publicado pelo jornal The Lancet, feito em 188 países, incluindo o Brasil, se forem mantidas as tendências registradas nos últimos 23 anos, até 2030 as mulheres viverão em média 85,3 anos e os homens, 78,1. 
 
A Faculdade Luterana Rui Barbosa (Falurb), de Marechal Cândido Rondon, atenta às pesquisas e mudanças comportamentais e tecnológicas, oferece há 08 anos o projeto InfoAção, que oferta aulas de informática para a Terceira Idade, de forma gratuita. 
 
As inscrições acontecem sempre no início do ano e as aulas seguem um calendário anual, em que são ofertadas duas turmas. Uma de nível básico, com aulas das 8h às 9h40 e a outra para nível avançado, com aulas das 10h às 11h40, sempre aos sábados. 
 
Conforme o coordenador do projeto, professor Paulo Gilberto Giron, o InfoAção é uma oportunidade para que pessoas, com mais de 50 anos de idade, aprendam um pouco sobre as tecnologias da informação. “Por meio do curso, os participantes aprendem sobre o computador e o celular com acesso à internet”, informa. 
            
O coordenador destaca que o InfoAção é uma boa oportunidade para as pessoas com mais de 50 anos. “Nosso curso é gratuito e conta com 24 encontros até o final do ano, sendo que as aulas acontecem sempre aos sábados, o que facilita bastante a participação. Neste ano de 2017, o curso completa 8 anos de sucesso”, enaltece.
 
Dona Milita Luchmann, de 78 anos, já participou do InfoAção. Ela conta que participar do curso fez grande diferença na vida dela. “Este projeto é muito importante, pois ele me ensinou muito. Aliás, quando eu comecei o curso, eu não sabia nada, mas aos poucos, fui me familiarizando com este monstro poderoso. Hoje devo dizer que o InfoAção transformou a minha vida. Estou muito orgulhosa, por ter tido a coragem de encarrar este desafio.   Agora tenho internet, Facebook, e-mail e whatsapp.  Posso dizer que estou conectada à informática e nem consigo me imaginar sem ela. ”, argumenta.
 
Milita diz ainda que está ansiosa para iniciar as aulas com a turma avançada. “Já fiz a minha inscrição e espero poder voltar às aulas de informática neste segundo semestre. Inclusive eu penso que toda pessoa idosa deveria aproveitar esta oportunidade e participar, até porque ninguém precisa se sentir envergonhado, pois as professoras não se cansam de repetir, as aulas acontecem em um clima bem descontraído, em que todos se divertem”, recomenda.    
 
Segundo o diretor do Rui Barbosa, pastor Carlos Kracke, trata-se de mais uma oportunidade que o colégio e a Faculdade oferecem para a família. “É mais uma oportunidade em que o conhecimento é enaltecido, fazendo com que o medo do novo, a angústia do mundo moderno se transforme em mais uma maneira de interagir com as realidades do mundo digitais. Facilitando a comunicação e o acesso a informação”, finaliza.