Você está aqui: Página Principal Notícias / Novidades
Notícias / Novidades

Faculdade Luterana Rui Barbosa realiza Roda de Conversa alusiva ao dia do Administrador e Contador.

Aconteceu na noite desta segunda-feira (18) mais um evento alusivo ao dia do Administrador e Contador. A programação trouxe como tema: a importância do administrador e contador competentes e éticos na Gestão Pública, com a participação do Sr. Paulo Fey, ex-prefeito do município de Quatro Pontes. Sr. Rodrigo Fernandes, ex-prefeito do município de Nova Santa Rosa. Sr. Roberto Aparecido Santos, Conselheiro do CRC/PR, atuante na Câmara de Ética e Disciplina e da Câmara de Desenvolvimento Profissional e Vice-Coordenador da Comissão de Educação Profissional do CRC/PR. Professor Paulo Luiz Michelin, Coordenador de curso de Administração da Faculdade Mater Dei e Delegado do conselho Regional de Administração do Paraná, além de Avaliador Institucional e Consultor do Sebrae Paraná. E Professor Doutor Douglas Roesler, Delegado do CRA - Conselho Regional de Administração em Marechal Cândido Rondon.
Segundo os coordenadores do evento, tanto o administrador quanto o contador devem atuar com ética e respeito às leis brasileiras e contribuir para o atendimento da responsabilidade social e atribuída às organizações. Fica clara a importância destes profissionais em compreender e fomentar a parceria entre ambos, na busca do crescimento empresarial e do desenvolvimento econômico-social das regiões em que estão inseridas estas empresas.
Neste sentido, a FALURB sente-se orgulhosa em capacitar todo ano mais de uma centena destes profissionais para contribuírem com a transformação da sociedade pelas suas atuações. Assim, no dia 09 de setembro comemora-se o dia do Administrador e, no dia 22 do mesmo mês, o dia do Contador.
Parabéns a todos os administradores e contadores!

 
 

Falurb oferece curso de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

A linguagem é parte integrante do desenvolvimento humano, e é através dela que compartilhamos nossas ideias, emoções e sentimentos. O incentivo a inclusão de pessoas com deficiência auditiva no contexto escolar e no mercado de trabalho, contribui para a redução da exclusão e o aprimoramento do sistema comunicativo.
Preocupada em garantir essa parceria de interação, a Faculdade Luterana Rui Barbosa vem oferecer aos professores, demais profissionais da educação e diferentes áreas, o curso de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

Com o objetivo de contribuir neste processo de inclusão, a secretária de Educação do Município de Marechal Cândido Rondon, a Sra Márcia da Mota, incentiva que professores e demais profissionais possam aproveitar esta oportunidade.
Entre em contato com a FALURB e veja as condições especiais que preparamos para você professor(a).

 
 

PDM é adiada para o dia 05/09

 
 

Alunos recebem orientações para a Prova de Desempenho Multidisciplinar - PDM

A Comissão da PDM esteve reunida no início desta quinta-feira para alinhar as orientações necessárias aos acadêmicos. A Prova de Desempenho Multidisciplinar (PDM) é uma prova que destina-se a avaliar o desempenho dos discentes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos discentes com relação à realidade brasileira e mundial, visando melhor prepará-los para a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). A prova está agendada para a próxima segunda-feira, dia 28 de agosto e atenderá a todos os acadêmicos da instituição.

 
 
 

Acadêmicos da Falurb participam de palestra sobre Primeiros Socorrros

Acadêmicos, professores e colaboradores da Faculdade Luterana Rui Barbosa, participaram nesta terça-feira, dia 15 de agosto, de uma palestra sobre Primeiros Socorros, realizada durante a 4ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat 2017), promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa Rui). Sob o tema "Segurança no trabalho e qualidade de vida", a Sipat segue até a próxima sexta-feira e contará com uma extensa programação. 
 
A palestra foi proferida pelo bombeiro Diego Sartori.Com uma abordagem bastante dinâmica, o soldado destacou a importância dos primeiros cuidados ao socorrer uma vítima. Ele tratou da importância de avaliar a situação e os três quesitos fundamentais: as vias aéreas, a respiração e a circulação sanguínea. Os acadêmicos e colaboradores participaram ativamente com perguntas e de forma prática realizando e participando de manobras de primeiros socorros.
 
Conforme a presidente da Cipa, Lidia Sander, durante a semana estão sendo realizadas diversas atividades. “Além das palestras com os bombeiros, a nossa Sipat 2017 irá contar com Oficina sobre Queimaduras e também oficinas de ginástica laboral. Essas atividades estão sendo realizadas em diversos horários para melhor atender aos nossos colaboradores e alunos”, finaliza.
 
CPA
Ainda na mesma oportunidade, o diretor Carlos Kracke fez a apresentação dos novos integrantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA). A comissão é formada por:
 
Coordenador do Curso de Administração – Martinho Raupp.
Representante do corpo docente – Lilian Navrotzki Riedner.
                                                                Alysson Vitor da Silva (Suplente)
Representante da Sociedade Civil – Leodir Pasetti.
Representante do corpo dicente – Vinicius Augusto Herpich (ADM)
Representante do corpo técnico administrativo – Érica Irene Albrecht Wrasse.

 
 
 

Falurb oferece projeto de inclusão digital para idosos

A humanidade vive hoje a era da informação e da tecnologia. Passamos do mundo analógico para o mundo digital. Paralelo a isso, vemos que a expectativa de vida aumenta de maneira significativa. Conforme estudo publicado pelo jornal The Lancet, feito em 188 países, incluindo o Brasil, se forem mantidas as tendências registradas nos últimos 23 anos, até 2030 as mulheres viverão em média 85,3 anos e os homens, 78,1. 
 
A Faculdade Luterana Rui Barbosa (Falurb), de Marechal Cândido Rondon, atenta às pesquisas e mudanças comportamentais e tecnológicas, oferece há 08 anos o projeto InfoAção, que oferta aulas de informática para a Terceira Idade, de forma gratuita. 
 
As inscrições acontecem sempre no início do ano e as aulas seguem um calendário anual, em que são ofertadas duas turmas. Uma de nível básico, com aulas das 8h às 9h40 e a outra para nível avançado, com aulas das 10h às 11h40, sempre aos sábados. 
 
Conforme o coordenador do projeto, professor Paulo Gilberto Giron, o InfoAção é uma oportunidade para que pessoas, com mais de 50 anos de idade, aprendam um pouco sobre as tecnologias da informação. “Por meio do curso, os participantes aprendem sobre o computador e o celular com acesso à internet”, informa. 
            
O coordenador destaca que o InfoAção é uma boa oportunidade para as pessoas com mais de 50 anos. “Nosso curso é gratuito e conta com 24 encontros até o final do ano, sendo que as aulas acontecem sempre aos sábados, o que facilita bastante a participação. Neste ano de 2017, o curso completa 8 anos de sucesso”, enaltece.
 
Dona Milita Luchmann, de 78 anos, já participou do InfoAção. Ela conta que participar do curso fez grande diferença na vida dela. “Este projeto é muito importante, pois ele me ensinou muito. Aliás, quando eu comecei o curso, eu não sabia nada, mas aos poucos, fui me familiarizando com este monstro poderoso. Hoje devo dizer que o InfoAção transformou a minha vida. Estou muito orgulhosa, por ter tido a coragem de encarrar este desafio.   Agora tenho internet, Facebook, e-mail e whatsapp.  Posso dizer que estou conectada à informática e nem consigo me imaginar sem ela. ”, argumenta.
 
Milita diz ainda que está ansiosa para iniciar as aulas com a turma avançada. “Já fiz a minha inscrição e espero poder voltar às aulas de informática neste segundo semestre. Inclusive eu penso que toda pessoa idosa deveria aproveitar esta oportunidade e participar, até porque ninguém precisa se sentir envergonhado, pois as professoras não se cansam de repetir, as aulas acontecem em um clima bem descontraído, em que todos se divertem”, recomenda.    
 
Segundo o diretor do Rui Barbosa, pastor Carlos Kracke, trata-se de mais uma oportunidade que o colégio e a Faculdade oferecem para a família. “É mais uma oportunidade em que o conhecimento é enaltecido, fazendo com que o medo do novo, a angústia do mundo moderno se transforme em mais uma maneira de interagir com as realidades do mundo digitais. Facilitando a comunicação e o acesso a informação”, finaliza. 

 
 

Página 1 de 16