Você está aqui: Página Principal Notícias / Novidades
Notícias / Novidades

Falurb oferece curso de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

A linguagem é parte integrante do desenvolvimento humano, e é através dela que compartilhamos nossas ideias, emoções e sentimentos. O incentivo a inclusão de pessoas com deficiência auditiva no contexto escolar e no mercado de trabalho, contribui para a redução da exclusão e o aprimoramento do sistema comunicativo.
Preocupada em garantir essa parceria de interação, a Faculdade Luterana Rui Barbosa vem oferecer aos professores, demais profissionais da educação e diferentes áreas, o curso de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

Com o objetivo de contribuir neste processo de inclusão, a secretária de Educação do Município de Marechal Cândido Rondon, a Sra Márcia da Mota, incentiva que professores e demais profissionais possam aproveitar esta oportunidade.
Entre em contato com a FALURB e veja as condições especiais que preparamos para você professor(a).

 
 

PDM é adiada para o dia 05/09

 
 

Alunos recebem orientações para a Prova de Desempenho Multidisciplinar - PDM

A Comissão da PDM esteve reunida no início desta quinta-feira para alinhar as orientações necessárias aos acadêmicos. A Prova de Desempenho Multidisciplinar (PDM) é uma prova que destina-se a avaliar o desempenho dos discentes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos discentes com relação à realidade brasileira e mundial, visando melhor prepará-los para a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). A prova está agendada para a próxima segunda-feira, dia 28 de agosto e atenderá a todos os acadêmicos da instituição.

 
 
 

Acadêmicos da Falurb participam de palestra sobre Primeiros Socorrros

Acadêmicos, professores e colaboradores da Faculdade Luterana Rui Barbosa, participaram nesta terça-feira, dia 15 de agosto, de uma palestra sobre Primeiros Socorros, realizada durante a 4ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat 2017), promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa Rui). Sob o tema "Segurança no trabalho e qualidade de vida", a Sipat segue até a próxima sexta-feira e contará com uma extensa programação. 
 
A palestra foi proferida pelo bombeiro Diego Sartori.Com uma abordagem bastante dinâmica, o soldado destacou a importância dos primeiros cuidados ao socorrer uma vítima. Ele tratou da importância de avaliar a situação e os três quesitos fundamentais: as vias aéreas, a respiração e a circulação sanguínea. Os acadêmicos e colaboradores participaram ativamente com perguntas e de forma prática realizando e participando de manobras de primeiros socorros.
 
Conforme a presidente da Cipa, Lidia Sander, durante a semana estão sendo realizadas diversas atividades. “Além das palestras com os bombeiros, a nossa Sipat 2017 irá contar com Oficina sobre Queimaduras e também oficinas de ginástica laboral. Essas atividades estão sendo realizadas em diversos horários para melhor atender aos nossos colaboradores e alunos”, finaliza.
 
CPA
Ainda na mesma oportunidade, o diretor Carlos Kracke fez a apresentação dos novos integrantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA). A comissão é formada por:
 
Coordenador do Curso de Administração – Martinho Raupp.
Representante do corpo docente – Lilian Navrotzki Riedner.
                                                                Alysson Vitor da Silva (Suplente)
Representante da Sociedade Civil – Leodir Pasetti.
Representante do corpo dicente – Vinicius Augusto Herpich (ADM)
Representante do corpo técnico administrativo – Érica Irene Albrecht Wrasse.

 
 
 

Falurb oferece projeto de inclusão digital para idosos

A humanidade vive hoje a era da informação e da tecnologia. Passamos do mundo analógico para o mundo digital. Paralelo a isso, vemos que a expectativa de vida aumenta de maneira significativa. Conforme estudo publicado pelo jornal The Lancet, feito em 188 países, incluindo o Brasil, se forem mantidas as tendências registradas nos últimos 23 anos, até 2030 as mulheres viverão em média 85,3 anos e os homens, 78,1. 
 
A Faculdade Luterana Rui Barbosa (Falurb), de Marechal Cândido Rondon, atenta às pesquisas e mudanças comportamentais e tecnológicas, oferece há 08 anos o projeto InfoAção, que oferta aulas de informática para a Terceira Idade, de forma gratuita. 
 
As inscrições acontecem sempre no início do ano e as aulas seguem um calendário anual, em que são ofertadas duas turmas. Uma de nível básico, com aulas das 8h às 9h40 e a outra para nível avançado, com aulas das 10h às 11h40, sempre aos sábados. 
 
Conforme o coordenador do projeto, professor Paulo Gilberto Giron, o InfoAção é uma oportunidade para que pessoas, com mais de 50 anos de idade, aprendam um pouco sobre as tecnologias da informação. “Por meio do curso, os participantes aprendem sobre o computador e o celular com acesso à internet”, informa. 
            
O coordenador destaca que o InfoAção é uma boa oportunidade para as pessoas com mais de 50 anos. “Nosso curso é gratuito e conta com 24 encontros até o final do ano, sendo que as aulas acontecem sempre aos sábados, o que facilita bastante a participação. Neste ano de 2017, o curso completa 8 anos de sucesso”, enaltece.
 
Dona Milita Luchmann, de 78 anos, já participou do InfoAção. Ela conta que participar do curso fez grande diferença na vida dela. “Este projeto é muito importante, pois ele me ensinou muito. Aliás, quando eu comecei o curso, eu não sabia nada, mas aos poucos, fui me familiarizando com este monstro poderoso. Hoje devo dizer que o InfoAção transformou a minha vida. Estou muito orgulhosa, por ter tido a coragem de encarrar este desafio.   Agora tenho internet, Facebook, e-mail e whatsapp.  Posso dizer que estou conectada à informática e nem consigo me imaginar sem ela. ”, argumenta.
 
Milita diz ainda que está ansiosa para iniciar as aulas com a turma avançada. “Já fiz a minha inscrição e espero poder voltar às aulas de informática neste segundo semestre. Inclusive eu penso que toda pessoa idosa deveria aproveitar esta oportunidade e participar, até porque ninguém precisa se sentir envergonhado, pois as professoras não se cansam de repetir, as aulas acontecem em um clima bem descontraído, em que todos se divertem”, recomenda.    
 
Segundo o diretor do Rui Barbosa, pastor Carlos Kracke, trata-se de mais uma oportunidade que o colégio e a Faculdade oferecem para a família. “É mais uma oportunidade em que o conhecimento é enaltecido, fazendo com que o medo do novo, a angústia do mundo moderno se transforme em mais uma maneira de interagir com as realidades do mundo digitais. Facilitando a comunicação e o acesso a informação”, finaliza. 

 
 

Acadêmicos da Falurb recebem certificado de participação no projeto sobre declaração de Imposto de Renda

No dia 13 de junho, os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Luterana Rui Barbosa (Falurb), de Marechal Cândido Rondon, que participaram do projeto “IRPF – Da Faculdade para a Comunidade”, receberam o certificado de participação. Participaram da solenidade de entrega o diretor, pastor Carlos Kracke, o coordenador do curso de Ciências Contábeis, José Altair Schimmelffenig, o coordenador do projeto, professor Me. Anderson Giovane Sontag, demais professores e acadêmicos.

Foram 39 acadêmicos e seis professores participando do projeto que teve o objetivo de auxiliar o contribuinte, sobre as questões legais, relativas à Declaração de Imposto de Renda. As atividades foram realizadas nos meses de março e abril e totalizaram no atendimento de 25 pessoas da comunidade e 15 declarações entregues.
 
O coordenado do projeto explica que esta atividade é importante para conciliar a teoria com a prática contábil, oportunizando ao acadêmico a aproximação com a comunidade.
 
Anderson avalia que o projeto foi concluído com grande êxito. “O IRPF – Da Faculdade para a Comunidade” foi um sucesso, pois teve grande participação de professores e de acadêmicos. Iniciativas como esta, contribuem com a responsabilidade social da instituição com atendimento gratuito aos contribuintes”, destaca.
 
Conforme o coordenador José Altair, a entrega de certificados de participação demonstra a valorização e o reconhecimento aos acadêmicos. “Nossos acadêmicos e docentes que participaram do projeto tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e aproximar a faculdade da comunidade local e regional. Entregar um certificado demonstra a valorização desta atividade”, finaliza. 

 
 

Página 3 de 18