Você está aqui: Página Principal Notícias / Novidades
Notícias / Novidades

Acadêmicos da Falurb participam de demonstração de debate realizado pela JCI

Os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis e Administração, da Faculdade Luterana Rui Barbosa (Falurb), de Marechal Cândido Rondon, participaram nesta terça-feira, dia 25 de abril, de uma demonstração de um debate, realizado pela JCI Marechal Rondon. O evento foi realizado no ginásio de esportes do educandário. Além dos acadêmicos, prestigiaram a programação o diretor da Falurb, pastor Carlos Kracke, os coordenadores de curso, Lilian Riedner e Jose Schimmelfennig e a presidente da JCI MCR, Juliani Della Giustina. 
 
O objetivo foi mostrar aos acadêmicos como é o funcionamento de um debate, porque durante a Jornada Acadêmica da Falurb, que será realizada entre os dias 15 à 19 de maio, será realizado o 1º Debate Universitário da JCI. A programação do debate será coordenada pelo membro junior e também professor da Falurb, Luciano Lizzoni.
 
Conforme Luciano Lizzoni, a ideia é que todas as turmas da Falurb participem do debate universitário. “Nosso objetivo é que cada turma eleja três representas para participar do concurso, e junto de seus colegas de turma, possam criar argumentos favoráveis e contrários de temas que serão previamente disponibilizados”, informa. 
 
Luciano acredita que este projeto é uma grande maneira para despertar a liderança nos jovens. “Como membro junior e professor universitário acredito que é necessário proporcionar oportunidades práticas que desenvolvam habilidades de argumentação, para que futuramente estes jovens possam assumir responsabilidades e defender os interesses da sociedade”, enaltece. 
 
O coordenador da graduação de Ciências Contábeis, professor José Altair Schimmelfennig, avalia que a apresentação serviu para demonstrar aos acadêmicos o formato do debate e para motivá-los a participar. “Nós como Falurb acreditamos que a participação dos nossos acadêmicos neste evento será de fundamental importância, uma vez que que contribuirá para que atuem na sociedade como líderes e estejam preparados para os debates cotidianos de suas profissões”, finaliza.

 
 
 

Rui Barbosa realiza Musical de Páscoa

O ginásio de esportes do Colégio e Faculdade Luterana Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, ficou lotado para apresentação do Musical “Foi por amor”, apresentado pelos alunos e professores da Instituição. Por meio de músicas e encenações, o espetáculo contou a história do nascimento de Jesus até o grande ápice na Páscoa, quando Jesus ressuscitou. Além dos alunos do Colégio e da Falurb, prestigiaram a programação pais e familiares. A programação foi realizada no dia 12 de abril.

 
 

Acadêmicos da Falurb desenvolvem projeto de orientação sobre declaração de Imposto de Renda

Os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Luterana Rui Barbosa (Falurb), de Marechal Cândido Rondon, estão desenvolvendo o projeto “IRPF – Da Faculdade para a Comunidade”, que tem o objetivo de auxiliar o contribuinte, sobre as questões legais, relativas à Declaração de Imposto de Renda. Neste sábado, dia 08 de abril, os estudantes e professores estarão atendendo os interessados, no horário entre 08h às 17h, na sede da Falurb.
 
A atividade está sendo coordenada pelo professor Me. Anderson Giovane Sontag. O professor explica que este projeto teve início ano passado (2016), com um curso inicial de 4 horas. Para este ano, o projeto foi ampliado e dividido em 3 etapas: a primeira aconteceu no dia 25 de março, quando os acadêmicos participaram de um curso de 8 horas. No último sábado, dia 01 de abril, foi realizada a divulgação da Campanha em postos estratégicos da cidade, para que a comunidade participe da terceira etapa que será neste sábado, dia 08 de março. “Este sábado será o ponto alto da campanha, quando os acadêmicos irão prestar orientações quanto a documentação necessária, obrigatoriedade, dúvidas de preenchimento e entrega da primeira declaração de Imposto de Renda”, informa. 
 
Anderson destaca o curso que os estudantes participaram no dia 25 de março. “Para que os acadêmicos estejam aptos a atender a comunidade, o treinamento abordou sobre a forma de preenchimento da Declaração. Foi um curso bastante prático, permitindo aos alunos simularem situações que podem acontecer no dia-a-dia. Além de detalhes específicos da legislação tributária”, explica.
 
O mestre ressalta ainda que a Tabela de Imposto de Renda não é reajustada desde 2015. “Isso contribuiu para que houvesse um aumento significativo de contribuintes que estão obrigados a fazer Declaração de Imposto de Renda. Dessa forma, acreditamos que este seja um projeto importante para aproximação do meio acadêmico com a comunidade. Lembro que vamos atender todas as pessoas que possuem dúvidas, mas queremos dar uma atenção maior as pessoas que irão fazer declaração pela primeira vez, bem como aqueles que tem dúvida se devem ou não declarar”, indica. 
 
Conforme o coordenador da graduação de Ciências Contábeis, José Altair Schimmelfennig, os acadêmicos da Falurb também desenvolveram um folder que traz informações básicas de quem está obrigado a declarar. O coordenador avalia que este projeto é de grande valia. “Acredito que esta é uma grande oportunidade para que os acadêmicos aprendam esta, que é uma prática anual rotineira dos contadores. Este é um dos projetos que estamos desenvolvendo para tornar o curso de Ciências Contábeis referência regional e contribuir para a excelência dos serviços prestados pela Falurb”, comenta.
 
Declaração Imposto de Renda
Termina neste dia 28 de abril, o prazo para o contribuinte apresentar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2017, após este prazo, o trabalhador poderá pagar multa. Conforme o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), durante o mês de março, primeiro mês do período reservado pelo Fisco, cerca de 7 milhões encaminharam o documento aos computadores do Serpro. Esse número mostra que apenas um quarto, dos 28,3 milhões de contribuintes esperados pela Receita Federal, já fizeram a declaração.

 
 

Acadêmicas da Falurb têm artigo aprovado em Conferência Internacional

As acadêmicas Kamila Elzer e Danieli Cristina Hoelscher, da Faculdade Luterana Rui Barbosa (Falurb), de Marechal Cândido Rondon, tiveram seu artigo aceito para apresentação na 14th CONTECSI - International Conference On Information Systems And Technology, que é promovida pelo Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação (TECSI – USP).
 
O TECSI faz parte do Programa de Pós Graduação do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). Já o CONTECSI é um evento inovador com foco em Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação e Ciência da Informação sob uma visão multidisciplinar, envolvendo também áreas da Administração, Ciências Contábeis.
 
Com o título “Os Impactos da Nota Fiscal Eletrônica nos Municípios do Oeste do Paraná” e com orientação do Professor Me. Anderson Giovane Sontag, o artigo das acadêmicas da Falurb é baseado no trabalho apresentado no Curso de Ciências Contábeis em 2016, que tem o de objetivo verificar quais foram os impactos causados pelo uso da NFS-e nos municípios da região, sob o enfoque do fisco e do contribuinte.
 
Conforme o Professor Me. Anderson Giovane Sontag, em relação ao uso da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), verificou-se que os impactos positivos para os contribuintes foram a agilidade na emissão, facilidade de acesso, praticidade, redução de custos e de erros, segurança, confiabilidade, controle empresarial, diminuição dos arquivos físicos e parametrizações. “Enquanto que para o fisco municipal, a fiscalização tornou-se mais efetiva com o cruzamento das informações, facilitando o acompanhamento da arrecadação do tributo, consequentemente diminuindo a sonegação fiscal”, argumenta.
 
O orientador destaca que o CONTECSI é um evento que conta com a presença de palestrantes internacionais, professores e pesquisadores e é resultado de uma estreita relação desenvolvida com professores na área de Tecnologia e Gestão da Informação ao longo dos anos. “Por isso será muito importante a participação das nossas acadêmicas neste evento que acontecerá entre os dias 24 a 26 de maio de 2017, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA, na Universidade de São Paulo”, informa.
 
Segundo o coordenador da graduação de Ciências Contábeis, José Altair Schimmelfenig, a participação da Falurb neste evento é de muita importância. “Além de demonstrar a qualidade dos nossos acadêmicos, participar neste evento na USP, abre possibilidades de novas experiências para as alunas participantes e instiga os demais a buscarem novos desafios”, finaliza. 

 
 

Rui Barbosa recebe doação de livro sobre a história dos distritos rondonenses

A Biblioteca do Colégio e da Faculdade Luterana Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, recebeu, recentemente, a doação do livro “Memórias e vozes contam a história dos distritos de Marechal Cândido Rondon”, escrito pela professora Lori Spitzer Speck. 
 
O livro é resultado do projeto resgate histórico dos Distritos de Marechal Cândido Rondon que foi aprovado pela Câmara de Vereadores e foi desenvolvido pela Administração Municipal. A obra foi produzida por intermédio de fontes orais, iconográficas e documentais, abordando a ocupação e colonização de cada distrito do referido município.
 
Conforme a autora, considerando as poucas informações históricas existentes dos distritos de Marechal Cândido Rondon, o objetivo foi fazer um levantamento por meio de documentos, fotografias e depoimentos orais dos pioneiros de cada distrito. “Em cada distrito foram reunidos pioneiros que foram entrevistados para falar das razões que motivaram a sua saída de seus lugares de origem, a viagem de mudança, a chegada e os desafios num local com poucos recursos”, informa.
 
Lori destaca que para edição do livro foram realizadas 60 entrevistas que serviram de base para a produção dos textos. “Cada distrito forma um capítulo do livro, iniciando-se do mais velho ao mais novo: Margarida, Porto Mendes, Iguiporã, Novo Três Passos, São Roque, Novo Horizonte e Bom Jardim, comprovando a sua criação por meio de Decretos Municipais”, explica.  
 
A professora dos 4º anos, Iliane Preuss, já está usando o livro em sala de aula. “Na próxima semana os alunos dos 4º anos irão participar de uma viagem de estudos aos distritos rondonenses, desta forma, o livro da professora Lori está nos auxiliando bastante, pois ele traz um bom panorama de como os nossos distritos foram formados”, finaliza. 

 
 

Cipa do Rui Barbosa realiza atividade prática sobre o uso dos extintores

A Comissão Interna de Prevenção de Acidente (Cipa), do Colégio e Faculdade Luterana Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, realizou no dia 17 de março, uma atividade prática sobre o uso de extintores de incêndio. O treinamento foi realizado pelos integrantes da Cipa, professor de Ciências Marcus Guenter e pelo vice-presidente da Cipa, Mauricio Schimanko. Cerca de 50 colaboradores da instituição participaram da atividade que foi desenvolvida em quatro horários. 
 
Na oportunidade, os participantes aprenderam a utilizar os três tipos de extintores para prevenção e combate ao incêndio que a Instituição possui. O professor Marcus explica que os extintores de pó químico e CO2 (dióxido de carbono) podem ser utilizados nos casos de líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. Já os extintores de água são utilizados para papel e madeira, ou seja, para materiais sólidos. 
 
O vice-presidente da Cipa, Mauricio Schimanko, destaca que toda a estrutura física do Rui Barbosa está equipada com os três tipos de extintores. “Cada extintor está posicionado em lugar estratégico, como por exemplo, o de água que fica próximo a biblioteca, enquanto que no Laboratório de Ciências estão os extintores de pó químico, etc”, informa. 
 
Conforme a presidente da Cipa, supervisora Lidia Sander, a atividade prática é uma forma de propiciar treinamentos aos colaboradores. “Nosso objetivo é estarmos preparados para eventuais necessidades de uso dos equipamentos de segurança, de forma correta”, informa. 
 
Segundo a colaboradora, Karine Vitt, participar da atividade foi muito importante. “Eu não tinha noção de que existiam diversos tipos de extintores e também nunca havia manuseado um extintor. Desta forma, foi bem significativo participar de um treinamento como este que foi bastante prático”, destaca.  A professora Micheli Tavares concorda. “O treinamento foi muito proveitoso, pois aprendi a manusear o extintor e tomar os cuidados necessários quando utilizá-lo”, finaliza. 

 
 

Página 5 de 17