Você está aqui: Página Principal Notícias / Novidades
Notícias / Novidades

Acadêmicos da Falurb participam de Jantar Árabe

No último sábado, dia 16 de julho, acadêmicos da Falurb ajudaram a trabalhar no Jantar Árabe. O tradicional Jantar Árabe é promovido pelo Lions Clube e reuniu centenas de pessoas.

O evento foi realizado no Pavilhão da Igreja Católica. 100% do lucro será doado para entidades sociais de Marechal Cândido Rondon.
 
 

Acadêmicos da Falurb participam de Projeto Social

No sábado, dia 2 de julho, cerca de 15 acadêmicos da Faculdade Luterana Rui Barbosa (Falurb), acompanhados pela professora Micheli Tavares, participaram do Projeto de Restauração da Escola 25 de Março. Na oportunidade, eles auxiliaram nas atividades de jardinagem, limpeza do pátio, pintura de pneus e muros do educandário. Os acadêmicos envolvidos nessa atividade são conveniados ao programada do PROFALURB, que auxilia a sociedade com atividades beneficentes promovidas pela própria Instituição ou entidades parceiras. 
 
Conforme a professora Micheli esta atividade foi de suma importância. "Foi um trabalho muito significativo porque ser voluntário não é só uma questão de fazer algo por alguém, é também um momento de aprendizado para quem o realiza. Jamais vamos dizer que perdemos nosso tempo na escola, porque ganhamos muito mais em humanidade e em crescimento pessoal. Nada vai substituir a sensação de gratificação que sentimos quando realizamos esse tipo de atividade. Para a Falurb e acadêmicos voluntários, a maior recompensa é contribuir para um bem maior, neste caso, as crianças que frequentam a Escola 25 de Março", finaliza Micheli.

 
 
 

Rui Barbosa fatura 14 prêmios Impacto Qualidade Total

O Rui Barbosa foi agraciado com 14 Prêmios Impacto Qualidade Total. A cerimônia de entrega foi realizada no dia 11 de junho, no Clube Concórdia. Confira a lista dos premiados do Rui Barbosa. 

Melhor professor de Educação Infantil: Renate Rohrer.

Melhor professor de Língua Portuguesa: Patrícia Frai.

Melhor professor de Matemática:  Marcio Rauber.

Melhor professor de Física: Elis Winter Fischer.

Melhor professor de História: Adriane Hartwig.

Melhor professor de Geografia: Eliane Artigas.

Melhor professor de Arte: Gercinei Gomes Ramos.

Melhor professor de Educação Física: Gleison Pacheco.

Melhor diretor de Colégio Particular: Emerson Zielke.

Melhor Colégio Particular de Ensino Fundamental.

Melhor Colégio Particular de Ensino Médio.

Melhor Colégio Particular de Educação Infantil. 

Melhor Curso Pré-vestibular.

Melhor Faculdade Falurb. 
 
 
 
 

Curso de Ciências Contábeis da Falurb conta com novo coordenador

O curso de Ciências Contábeis da Faculdade Luterana Rui  Barbosa (Falurb) está sob nova coordenação. O professor José Altair Schimmelfennig, que é contador com especialização em Contabilidade Gerencial assumiu a coordenação nesta terça-feira (07). José Altair atuou como professor da Falurb, nos anos de 2013 e 2014.

,
Conforme o diretor do educandário, pastor Emerson Zielke, o que se espera do novo Coordenador do Curso de Ciências Contábeis é que ele contribua para o fortalecimento da instituição. “Nosso Curso de Ciências Contábeis tem a nota 4 do MEC e nossa PósFlex conta com um número expressivo de alunos, escolhemos o professor José Altair porque acreditamos na competência dele”, afirma. 
 
Segundo o novo coordenador José Altair, ele está muito motivado para este novo trabalho. "Assumo este desafio com o propósito de dar o melhor de mim para a instituição e especialmente ao Curso de Ciências Contábeis e a Pós Flex, trabalhando em sintonia com a Missão, Visão e Valores da Falurb”, destaca.
 
José Altair argumenta ainda que como coordenador ele vai trabalhar no sentido de ampliar a participação da Falurb na região. “Nosso objetivo será  aumentar a demanda pelo curso de Ciências Contábeis e pela Pós Graduação, manter o conceito da instituição junto ao MEC e melhorar ainda mais a qualidade do curso. Serei parceiro da coordenação do curso de Administração e de outros cursos que venham a ser implementados na instituição, para que a Falurb possa contribuir para o sucesso de toda a instituição Rui Barbosa”, finaliza. 

 
 

Feira do empreendedorismo reúne mais de 500 pessoas

Na semana passada, entre os dias 16 e 20, a Faculdade Luterana Rui Barbosa Falurb realizou a XII  Jornada Acadêmica dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. O evento contou com uma extensa programação, como palestras, apresentações de trabalhos científicos, apresentação de cases, apresentações culturais, gincana social e para fechar a Jornada foi realizada mais uma vez a Feira do Empreendedorismo que reuniu mais de 500 pessoas.
 
A programação teve início na segunda-feira (16), com a apresentação de trabalhos científicos, ocasião em que os acadêmicos tiveram a oportunidade de assistir trabalhos de diferentes áreas de interesse. Na terça-feira, no auditório Ecos da Liberdade, o diretor da Faculdade, pastor Emerson Zielke fez uma devoção em que buscou ressaltar o Dia Internacional da Família, comemorado no dia 15 de maio. Em seguida, o grupo de dança da Escola de Artes do município fez uma apresentação.  
 
Na sequência, o profissional em Coaching, Wendell Carvalho, proferiu palestra sobre o assunto, explicando que esta é uma ferramenta que auxilia as pessoas a programar seu futuro e estabelecer os objetivos necessários para alcançá-los.  Na quarta-feira, a apresentação cultural contou com a participação do Coro Juvenil de Marechal Cândido Rondon, seguido da palestra “Inovação: Caminho para o Crescimento”, proferida pelo professor Mestre Léo Mathias Miloca. 
 
O 4º dia do evento foi marcado por uma apresentação cultural humorística que ficou a cargo da dupla Fritz e Franz. Na mesma noite foram apresentados dois cases de egressos da Falurb. Ivna Nalério dos Reis, formada em Administração pela Falurb falou sobre a carreira corporativa. Enquanto que Luiz Pereira Pinheiro Junior que é graduado pela Falurb e doutorando em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) discursou sobre a carreira acadêmica. 
 
Para fechar a Jornada Acadêmica, na sexta-feira (20), aconteceu a Feira do Empreendedorismo. O objetivo da atividade é proporcionar aos alunos dos segundos e terceiros semestre dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, dentro da disciplina de Fundamentos do Empreendedorismo em Organizações, uma oportunidade de criar e organizar empresas fictícias, considerando planejamento, divulgação, execução e distribuição de produtos e/ou serviços. O trabalho realizado pelos alunos é apresentado na forma de empresas expostas na Feira, momento em que seus produtos são comercializados para os acadêmicos e visitantes.
 
A coordenadora do curso de Administração, Lilian Navrotzki Riedner, avalia que a XII Jornada Acadêmica foi um sucesso. “Foi uma semana muito proveitosa. Tivemos uma ótima adesão de acadêmicos, egressos e da comunidade em geral. Os trabalhos e palestras apresentadas foram excelentes. Como coordenadora estou muito satisfeita com mais esta atividade”, destacou.
 
Gincana Social
Ainda durante a Jornada Acadêmica é desenvolvida a Gincana Social em que as turmas da faculdade são desafiadas a praticar a solidariedade. Este ano, os acadêmicos doaram aproximadamente 150 kits, contendo alimentos e produtos de limpeza que serão encaminhados para o Centro de Recuperação Caminho da Vida. 

O diretor, pastor Emerson Zielke, destaca que esta gincana oportuniza aos acadêmicos a prática da solidariedade. “Mais que uma gincana. Essa atividade é uma ação social que acima de tudo deve ser motivada pelo amor ao próximo, como foi ensinado por Jesus”, finalizou.

 
 
 
 

Professor da Faculdade e Colégio Rui Barbosa recebe título de Doutor em Filosofia pela UFSC

No dia 06 de maio, o professor do Colégio Luterano Rui Barbosa e da Faculdade Luterana Rui Barbosa, Luciano Vorpagel da Silva, teve sua tese final aprovada com conceito A pela banca examinadora e adquiriu o título de Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O estudo foi orientado pelo Prof. Dr. Aylton Barbieri Durão (UFSC).
 
Intitulada “Natureza e Liberdade: os fundamentos da causalidade em Kant”, a tese consistiu numa investigação em torno do problema da causalidade kantiana sob a ótica da natureza e da liberdade. “Minha tese é um esforço para demonstrar que não existem apenas dois fundamentos do conceito de causalidade dentro do pensamento filosófico de Kant (o mecanismo da natureza e a liberdade cosmológica), mas que há um terceiro fundamento para a mesma, a saber, a consciência da lei moral, que justifica uma causalidade moral”, explicou Luciano.
 
Sobre o processo de estudos do doutorado, o professor Luciano informou que foram pouco mais de quatro anos de estudos, divididos em três grandes momentos. O primeiro consistiu na realização de disciplinas formais, estabelecidas pelo programa de pós-graduação da UFSC, as quais propiciaram momentos importantes de análise de obras filosóficas e de debates em torno das mesmas.
 
O segundo momento foi um período sanduíche realizado na Universidad Complutense de Madrid (UCM), na Espanha, sob a orientação do Prof. Dr. José Luiz Villacañas Berlanga. Luciano explicou que essa foi uma fase de muita pesquisa, leitura, produção, publicação e contato com personalidades importantes do mundo da filosofia. “Sem dúvida, foi uma experiência inesquecível, que pretendo repetir muitas vezes. Por fim, de volta ao Brasil, o terceiro grande momento foi o de construção da tese”, informou. 
 
Conforme o diretor do Rui Barbosa, pastor Emerson Zielke, a conquista do professor Luciano trouxe muito orgulho para o Rui Barbosa. “Estamos muito contentes de ter um professor doutor em nossa instituição. Uma titulação como esta demonstra claramente a capacidade do professor Luciano em contribuir ainda mais para o aprendizado dos nossos alunos e acadêmicos”, destacou.
 
De acordo com a coordenadora pedagógica, Mônica Abboud Gerke, o pensamento científico faz parte da construção do aprendizado. “Saber organizar ideias e construir hipóteses promove o desenvolvimento da ciência, mas ela sem a ética não colabora para uma sociedade justa e igualitária. Desta forma, o trabalho do profesor Luciano colabora com este norte. Sentimo-nos honrados em têlo em nosso corpo docente e entendemos que seu conhecimento colabora sobremaneira para o desenvolvimento de um pensamento ético e a construção de valores positivos em nossos alunos”, finalizou.

Banca Examinadora
A Banca Examinadora foi formada pelos Professores: Dr. Aylton Barbieri Durão (Orientador e Presidente); Dr. Luciano Carlos Utteich (UNIOESTE); Dr. José Luis Villacañas Berlanga (UCM); Dr. Charles Feldhaus (UEL); Dr. Maria de Lourdes Alves Borges (UFSC); Dr. Milene Consenso Tonetto (UFSC). Como suplentes da banca estavam os Professores: Dr. Roberto Wu (UFSC) e Dr. Delamar Volpato Dutra (UFSC).

 
 
 

Página 10 de 17