Você está aqui: Página Principal Notícias
Notícias / Novidades

Falurb oferece projeto de inclusão digital para idosos

A humanidade vive hoje a era da informação e da tecnologia. Passamos do mundo analógico para o mundo digital. Paralelo a isso, vemos que a expectativa de vida aumenta de maneira significativa. Conforme estudo publicado pelo jornal The Lancet, feito em 188 países, incluindo o Brasil, se forem mantidas as tendências registradas nos últimos 23 anos, até 2030 as mulheres viverão em média 85,3 anos e os homens, 78,1. 
 
A Faculdade Luterana Rui Barbosa (Falurb), de Marechal Cândido Rondon, atenta às pesquisas e mudanças comportamentais e tecnológicas, oferece há 08 anos o projeto InfoAção, que oferta aulas de informática para a Terceira Idade, de forma gratuita. 
 
As inscrições acontecem sempre no início do ano e as aulas seguem um calendário anual, em que são ofertadas duas turmas. Uma de nível básico, com aulas das 8h às 9h40 e a outra para nível avançado, com aulas das 10h às 11h40, sempre aos sábados. 
 
Conforme o coordenador do projeto, professor Paulo Gilberto Giron, o InfoAção é uma oportunidade para que pessoas, com mais de 50 anos de idade, aprendam um pouco sobre as tecnologias da informação. “Por meio do curso, os participantes aprendem sobre o computador e o celular com acesso à internet”, informa. 
            
O coordenador destaca que o InfoAção é uma boa oportunidade para as pessoas com mais de 50 anos. “Nosso curso é gratuito e conta com 24 encontros até o final do ano, sendo que as aulas acontecem sempre aos sábados, o que facilita bastante a participação. Neste ano de 2017, o curso completa 8 anos de sucesso”, enaltece.
 
Dona Milita Luchmann, de 78 anos, já participou do InfoAção. Ela conta que participar do curso fez grande diferença na vida dela. “Este projeto é muito importante, pois ele me ensinou muito. Aliás, quando eu comecei o curso, eu não sabia nada, mas aos poucos, fui me familiarizando com este monstro poderoso. Hoje devo dizer que o InfoAção transformou a minha vida. Estou muito orgulhosa, por ter tido a coragem de encarrar este desafio.   Agora tenho internet, Facebook, e-mail e whatsapp.  Posso dizer que estou conectada à informática e nem consigo me imaginar sem ela. ”, argumenta.
 
Milita diz ainda que está ansiosa para iniciar as aulas com a turma avançada. “Já fiz a minha inscrição e espero poder voltar às aulas de informática neste segundo semestre. Inclusive eu penso que toda pessoa idosa deveria aproveitar esta oportunidade e participar, até porque ninguém precisa se sentir envergonhado, pois as professoras não se cansam de repetir, as aulas acontecem em um clima bem descontraído, em que todos se divertem”, recomenda.    
 
Segundo o diretor do Rui Barbosa, pastor Carlos Kracke, trata-se de mais uma oportunidade que o colégio e a Faculdade oferecem para a família. “É mais uma oportunidade em que o conhecimento é enaltecido, fazendo com que o medo do novo, a angústia do mundo moderno se transforme em mais uma maneira de interagir com as realidades do mundo digitais. Facilitando a comunicação e o acesso a informação”, finaliza. 

 
 

Acadêmicos da Falurb recebem certificado de participação no projeto sobre declaração de Imposto de Renda

No dia 13 de junho, os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Luterana Rui Barbosa (Falurb), de Marechal Cândido Rondon, que participaram do projeto “IRPF – Da Faculdade para a Comunidade”, receberam o certificado de participação. Participaram da solenidade de entrega o diretor, pastor Carlos Kracke, o coordenador do curso de Ciências Contábeis, José Altair Schimmelffenig, o coordenador do projeto, professor Me. Anderson Giovane Sontag, demais professores e acadêmicos.

Foram 39 acadêmicos e seis professores participando do projeto que teve o objetivo de auxiliar o contribuinte, sobre as questões legais, relativas à Declaração de Imposto de Renda. As atividades foram realizadas nos meses de março e abril e totalizaram no atendimento de 25 pessoas da comunidade e 15 declarações entregues.
 
O coordenado do projeto explica que esta atividade é importante para conciliar a teoria com a prática contábil, oportunizando ao acadêmico a aproximação com a comunidade.
 
Anderson avalia que o projeto foi concluído com grande êxito. “O IRPF – Da Faculdade para a Comunidade” foi um sucesso, pois teve grande participação de professores e de acadêmicos. Iniciativas como esta, contribuem com a responsabilidade social da instituição com atendimento gratuito aos contribuintes”, destaca.
 
Conforme o coordenador José Altair, a entrega de certificados de participação demonstra a valorização e o reconhecimento aos acadêmicos. “Nossos acadêmicos e docentes que participaram do projeto tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e aproximar a faculdade da comunidade local e regional. Entregar um certificado demonstra a valorização desta atividade”, finaliza. 

 
 

Acadêmicos da Falurb realizam visita técnica na Copagril

Os acadêmicos do 3º período da graduação de Administração, da Faculdade Luterana Rui Barbosa (Falurb), de Marechal Cândido Rondon, realizaram nesta semana, uma visita técnica na Cooperativa Agroindustrial Copagril, na unidade de abate de aves. Eles foram acompanhados pelo professor, Gilnei Saurin.

Na oportunidade, os acadêmicos assistiram ao vídeo institucional da cooperativa, tiveram uma palestra e conheceram a história da Copagril, sua área de atuação, seus resultados e também as ações de sustentabilidade implantadas pela empresa. Após a apresentação inicial, eles foram divididos em grupos, e então visitaram todo o setor de abate de aves, passando pela área de congelamento, embalagem, corte, evisceração, sangria e pelo setor de recebimento das aves. 

Para o professor Gilnei, esta foi uma oportunidade de apresentar aos acadêmicos a complexidade da área de produção de uma empresa. “Os estudantes acompanharam especificamente o segmento frigorífico. Nossos alunos puderam ter o contato prático com todas as etapas do abate e verificar "in loco" todos os processos”, informa.

O professor acrescenta ainda que esta visita trouxe uma grande contribuição para a formação acadêmica dos estudantes da Falurb. “Visitas como esta permitem que os acadêmicos tenham, além dos conhecimentos de sala de aula, a vivência prática da gestão empresarial”, opina.

Conforme o acadêmico, Rafael Alexandre Schroder, participar desta atividade foi muito muito interessante. “Ter a oportunidade de ver na prática aquilo que estudamos em sala de aula é de grande significado, pois conseguimos ter uma melhor noção de como funciona uma linha de produção”, indica. 

A coordenadora do curso de Administração, Lilian Navrotzki Riedner, avalia de forma bastante positiva esta atividade. “Oportunidades como esta, são importantíssimas para os futuros profissionais de Administração, pois permitem que os acadêmicos vejam e compreendam os processos utilizados nas empresas para confrontar com a teoria que estudam em sala de aula”, finaliza. 

 
 

Diretor do Rui Barbosa participa da Meia Maratona das Cataratas com os alunos estampados em camiseta

O diretor do Colégio e Faculdade Luterana Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, pastor Carlos Kracke, participou, neste domingo, 04 de junho, da 10ª Meia Maratona das Cataratas – Semana do Meio Ambiente que integrou o lançamento da campanha da ONU Meio Ambiente (Organização das Nações Unidas), no Brasil, com o nome: #EstouComANatureza.
 
A prova registrou o maior número de participantes dos seus dez anos de existência. O evento esportivo foi composto por duas corridas paralelas: a tradicional disputa de 21 km, com 2.551 participantes, e a novidade, o trajeto mais curto, o Desafio 8 K das Cataratas, que contou com a disputa de 2.077 corredores. Atletas das duas provas fizeram sua chegada depois das Cataratas do Iguaçu, formando um grande mar de gente pela Rodovia das Cataratas e no interior do Parque Nacional do Iguaçu.
 
Conforme o diretor do Rui Barbosa, pastor Carlos Kracke, incentivar amigos a correr ou praticar qualquer exercício físico é um ato de amor. “Tenho recebido este convite constantemente e sempre que possível, participo de provas para vencer, isso mesmo, vencer meus próprios limites. E como correr 21 quilômetros é sempre um desafio complicado, resolvi levar os alunos do colégio para me ajudar. E deu certo, quando faltou fôlego e pernas, lembrava dos rostinhos estampados na camiseta que estavam me ‘empurrando’.  E assim, logo a linha de chegada era nossa realidade”, expõe. 
 
Meia maratona
A Meia maratona das Cataratas, uma das provas mais belas do mundo, recebeu 4.628 corredores de todos os estados do Brasil e do exterior.  A Meia Maratona das Cataratas é uma realização do Parque Nacional do Iguaçu (ICMBio) e da Cataratas do Iguaçu S.A., com promoção da RPC e patrocínio da Itaipu Binacional e Fundo Iguaçu.

 
 

Página 1 de 23