Você está aqui: Página Principal Notícias
Notícias / Novidades

Acadêmicas da Falurb têm artigo aprovado em Conferência Internacional

As acadêmicas Kamila Elzer e Danieli Cristina Hoelscher, da Faculdade Luterana Rui Barbosa (Falurb), de Marechal Cândido Rondon, tiveram seu artigo aceito para apresentação na 14th CONTECSI - International Conference On Information Systems And Technology, que é promovida pelo Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação (TECSI – USP).
 
O TECSI faz parte do Programa de Pós Graduação do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). Já o CONTECSI é um evento inovador com foco em Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação e Ciência da Informação sob uma visão multidisciplinar, envolvendo também áreas da Administração, Ciências Contábeis.
 
Com o título “Os Impactos da Nota Fiscal Eletrônica nos Municípios do Oeste do Paraná” e com orientação do Professor Me. Anderson Giovane Sontag, o artigo das acadêmicas da Falurb é baseado no trabalho apresentado no Curso de Ciências Contábeis em 2016, que tem o de objetivo verificar quais foram os impactos causados pelo uso da NFS-e nos municípios da região, sob o enfoque do fisco e do contribuinte.
 
Conforme o Professor Me. Anderson Giovane Sontag, em relação ao uso da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), verificou-se que os impactos positivos para os contribuintes foram a agilidade na emissão, facilidade de acesso, praticidade, redução de custos e de erros, segurança, confiabilidade, controle empresarial, diminuição dos arquivos físicos e parametrizações. “Enquanto que para o fisco municipal, a fiscalização tornou-se mais efetiva com o cruzamento das informações, facilitando o acompanhamento da arrecadação do tributo, consequentemente diminuindo a sonegação fiscal”, argumenta.
 
O orientador destaca que o CONTECSI é um evento que conta com a presença de palestrantes internacionais, professores e pesquisadores e é resultado de uma estreita relação desenvolvida com professores na área de Tecnologia e Gestão da Informação ao longo dos anos. “Por isso será muito importante a participação das nossas acadêmicas neste evento que acontecerá entre os dias 24 a 26 de maio de 2017, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA, na Universidade de São Paulo”, informa.
 
Segundo o coordenador da graduação de Ciências Contábeis, José Altair Schimmelfenig, a participação da Falurb neste evento é de muita importância. “Além de demonstrar a qualidade dos nossos acadêmicos, participar neste evento na USP, abre possibilidades de novas experiências para as alunas participantes e instiga os demais a buscarem novos desafios”, finaliza. 

 
 

Rui Barbosa recebe doação de livro sobre a história dos distritos rondonenses

A Biblioteca do Colégio e da Faculdade Luterana Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, recebeu, recentemente, a doação do livro “Memórias e vozes contam a história dos distritos de Marechal Cândido Rondon”, escrito pela professora Lori Spitzer Speck. 
 
O livro é resultado do projeto resgate histórico dos Distritos de Marechal Cândido Rondon que foi aprovado pela Câmara de Vereadores e foi desenvolvido pela Administração Municipal. A obra foi produzida por intermédio de fontes orais, iconográficas e documentais, abordando a ocupação e colonização de cada distrito do referido município.
 
Conforme a autora, considerando as poucas informações históricas existentes dos distritos de Marechal Cândido Rondon, o objetivo foi fazer um levantamento por meio de documentos, fotografias e depoimentos orais dos pioneiros de cada distrito. “Em cada distrito foram reunidos pioneiros que foram entrevistados para falar das razões que motivaram a sua saída de seus lugares de origem, a viagem de mudança, a chegada e os desafios num local com poucos recursos”, informa.
 
Lori destaca que para edição do livro foram realizadas 60 entrevistas que serviram de base para a produção dos textos. “Cada distrito forma um capítulo do livro, iniciando-se do mais velho ao mais novo: Margarida, Porto Mendes, Iguiporã, Novo Três Passos, São Roque, Novo Horizonte e Bom Jardim, comprovando a sua criação por meio de Decretos Municipais”, explica.  
 
A professora dos 4º anos, Iliane Preuss, já está usando o livro em sala de aula. “Na próxima semana os alunos dos 4º anos irão participar de uma viagem de estudos aos distritos rondonenses, desta forma, o livro da professora Lori está nos auxiliando bastante, pois ele traz um bom panorama de como os nossos distritos foram formados”, finaliza. 

 
 

Cipa do Rui Barbosa realiza atividade prática sobre o uso dos extintores

A Comissão Interna de Prevenção de Acidente (Cipa), do Colégio e Faculdade Luterana Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, realizou no dia 17 de março, uma atividade prática sobre o uso de extintores de incêndio. O treinamento foi realizado pelos integrantes da Cipa, professor de Ciências Marcus Guenter e pelo vice-presidente da Cipa, Mauricio Schimanko. Cerca de 50 colaboradores da instituição participaram da atividade que foi desenvolvida em quatro horários. 
 
Na oportunidade, os participantes aprenderam a utilizar os três tipos de extintores para prevenção e combate ao incêndio que a Instituição possui. O professor Marcus explica que os extintores de pó químico e CO2 (dióxido de carbono) podem ser utilizados nos casos de líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. Já os extintores de água são utilizados para papel e madeira, ou seja, para materiais sólidos. 
 
O vice-presidente da Cipa, Mauricio Schimanko, destaca que toda a estrutura física do Rui Barbosa está equipada com os três tipos de extintores. “Cada extintor está posicionado em lugar estratégico, como por exemplo, o de água que fica próximo a biblioteca, enquanto que no Laboratório de Ciências estão os extintores de pó químico, etc”, informa. 
 
Conforme a presidente da Cipa, supervisora Lidia Sander, a atividade prática é uma forma de propiciar treinamentos aos colaboradores. “Nosso objetivo é estarmos preparados para eventuais necessidades de uso dos equipamentos de segurança, de forma correta”, informa. 
 
Segundo a colaboradora, Karine Vitt, participar da atividade foi muito importante. “Eu não tinha noção de que existiam diversos tipos de extintores e também nunca havia manuseado um extintor. Desta forma, foi bem significativo participar de um treinamento como este que foi bastante prático”, destaca.  A professora Micheli Tavares concorda. “O treinamento foi muito proveitoso, pois aprendi a manusear o extintor e tomar os cuidados necessários quando utilizá-lo”, finaliza. 

 
 

Nova gestão da Cipa do Rui Barbosa é empossada

Foi empossada na tarde desta segunda-feira, dia 13 de março, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Colégio e Faculdade Luterana Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon.Foi empossada na tarde desta segunda-feira, dia 13 de março, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Colégio e Faculdade Luterana Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon. A solenidade de posse foi conduzida pelo diretor da Instituição, pastor Carlos Kracke. A nova equipe terá o período de um ano para atuar na prevenção de acidentes e doenças recorrentes do trabalho.
 
Conforme a presidente, Lidia Sander, o principal objetivo da Cipa é cuidar da segurança dos funcionários e dos alunos. “Buscamos orientar funcionários e alunos a respeito da prevenção de acidentes, informando sobre medidas e uso de equipamentos de segurança, bem como de roupas e calçados apropriados para evitar eventuais acidentes”, destaca. 
 
O diretor Carlos Kracke salienta que a Cipa é muito importante. “É fundamental que os colaboradores compreendam a importância do uso correto dos equipamentos de segurança, pois os mesmos nos dão uma vida profissional mais segura. É importante que todos entendam que a Cipa tem a função de dar qualidade de vida aos colaboradores dentro da empresa, sendo que este cuidado traz também inúmeros benefícios durante toda a vida do colaborador”, argumenta.
 
A CipaRui 2017 é composta pelos seguintes membros:
Presidente: Lidia Sander; 
Vice-presidente: Mauricio Schimanko; 
Demais integrantes: Marcus Guenther; Tatiana Franzmann; Elisangela Mundel; Janice de Paula; Emerso Cristani Cunha e Patrícia Schulz. 
Secretária Executiva: Elizandra Diesel.
 
 
 

Página 9 de 27