Você está aqui: Página Principal Notícias
Notícias / Novidades

Acadêmicos da Falurb participam de atividade especial alusiva ao Dia da Mulher

Os acadêmicos e professores da Falurb participaram nesta quarta-feira, 08 de março, de uma atividade especial, alusiva ao Dia da Mulher. A programação foi realizada no ginásio de esportes e teve como palestrantes a professora Claudete Teixeira e o pastor da Igreja Luterana Alvorada, Alfredo Bischoff.
 
Utilizando a experiência de vida pessoal, a professora Claudete falou sobre o que é ser mulher e como foi passar por uma experiência bastante difícil que foi o câncer de mama. “Eu sempre encarei a doença como algo que seria superado, sempre com muito otimismo e tranquilidade, confiando em Deus e ficar careca foi, para mim, libertador. Pude perceber realmente que as pessoas me amavam pelo que eu era”, destaca.
 
Já o pastor Alfredo falou sobre como a mulher foi e é tratada ao longo dos tempos. Ele destacou que a grande revolução para o respeito com a mulher foi o próprio Jesus que fez. “Jesus foi o divisor de águas para um tratamento digno às mulheres. Em muitos exemplos da Bíblia, podemos ver o quanto Jesus se solidarizou e respeitou as mulheres. Meu desejo é que todos os dias possamos respeitar, honrar e tratar todas as pessoas com dignidade”, finaliza.

 
 

Acadêmicos da Falurb realizam visita técnica

Os acadêmicos do 5º semestre de Administração, da Faculdade Luterana Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, participaram no dia 02 de março, de uma visita técnica na indústria de calçados Beira Lago, localizada na cidade de Pato Bragado. Os alunos foram acompanhados pelo professor, Cristiano Eduardo Heinrich, que ministra as disciplinas de Administração da Produção I e II, assim como pelos proprietários e gestores da empresa.
 
Conforme o professor Cristiano, o objetivo foi conhecer e compreender as operações que compõem o processo produtivo da referida indústria. “Observamos os fluxos de materiais e informações, bem como as particularidades e os aspectos relativos ao planejamento e controle da produção daquela empresa”, informa.
 
O docente avalia que a visita foi bastante produtiva. “Nossa visita foi de grande proveito, pois por meio da visualização e compreensão de processos de manufatura na prática, os acadêmicos conseguem compreender mais facilmente os conteúdos teóricos estudados em sala de aula, além de proporcionar uma vivência e experiência prática de relevante importância para o Administrador da atualidade”, argumenta.
 
O professor Cristiano destacou ainda que a Indústria Beira Lago é um excelente exemplo de negócio bem administrado e sucedido. “A Beira Lago está de parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido, pois durante a visita ficou evidente a preocupação e o esmero dos gestores com a qualidade dos seus processos e produtos, bem como a satisfação de seus clientes e colaboradores”, ressalta. 
 
Segundo a coordenadora do curso de Administração, Lilian Navrotzki Riedner, atividades como esta visita são muito importantes para o processo de graduação. “Na Falurb há uma preocupação verdadeira com a formação dos nossos acadêmicos, sem demagogia. Desta forma, sempre buscamos proporcionar o máximo de conhecimento teórico e prático aos nossos estudantes, ou seja, uma formação completa sob diversos aspectos. Nosso propósito é formar os melhores profissionais da região: essa é a responsabilidade da Falurb perante nossos acadêmicos e perante a sociedade", finaliza Lilian. 

 
 

Professor da Falurb recebe título de mestre pela Unioeste

A Faculdade Luterana Rui Barbosa (Falurb), de Marechal Cândido Rondon, conta com mais um professor mestre em seu quadro de colaboradores. O professor, Luciano Lizzoni, defendeu a sua dissertação de mestrado nesta quinta-feira, dia 02 de março, no campus rondonense da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e foi aprovado, recebendo assim, o título de mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável. O professor orientador foi o Dr. Armin Feiden.
 
Sob o título “Sistemas de Informação no processo de tomada de decisão na agricultura familiar”, a dissertação buscou compreender as dificuldades que o agricultor familiar enfrenta no momento em que decide diversificar a sua produção. “O objetivo principal do projeto foi desenvolver um aplicativo web, para auxiliar na tomada de decisão quando o agricultor decide investir em uma nova atividade rural, por meio de indicadores financeiros”, expõe o mestre Luciano. 
 
Conforme Luciano, este estudo foi possível por conta da ajuda dos acadêmicos da Falurb. “Aqui na Falurb temos muitos alunos que pertencem à agricultura familiar e eles puderam contribuir respondendo questionários e sugerindo ideias para que este aplicativo fosse eficiente”, informa.
 
O professor ressalta que a premissa deste programa de mestrado é despertar a consciência das pessoas para o desenvolvimento sustentável. “Depois de cerca de dois anos de estudo, eu saio com o dever de aplicar este conhecimento para qualquer projeto, tornando-o ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo”, destaca.
 
Segundo a coordenadora do curso de Administração, Lilian Navrotzki Riedner, a Falurb sente muito orgulho do seu quadro de professores e cada conquista é motivo de muita alegria. “Parabenizamos o Prof. Luciano e desejamos sucesso e grandes realizações”, comenta a coordenadora.
 
Banca examinadora
A Banca Examinadora foi formada pelos Professores: Prof. Dr. Armin Feiden (Unioeste), Prof. Dr. Everton Coimbra de Araújo (UTFPR), Prof. Dr. Nardel Luiz Soares da Silva (Unioeste).

 
 

Aivarb elege nova diretoria para 2017 e 2018

A Associação do Instituto Vocacional e Assistencial Rui Barbosa (Aivarb), mantenedora do Colégio e da Faculdade Luterana Rui Barbosa (Falurb), realizou nesta segunda-feira, dia 20 de fevereiro, uma assembleia geral ordinária. Na oportunidade, foi eleito o novo Conselho de Administração da Aivarb, para o biênio 2017 e 2018. 
 
A assembleia contou com momento devocional, conduzido pelo pastor Romildo Wrasse. Baseado no livro de Colossenses 3.11, o pastor destacou a importância de que as pessoas vivam em humildade, porque todo ser humano é igual perante Deus. “É preciso viver em humildade, pois nossos pensamentos, julgamentos e ações revelam que somos todos falhos. E diante desta realidade temos um Deus de amor, sabedoria e perdão que nos capacita a viver de maneira sábia e graciosa”, destaca.
 
Em seguida, o diretor Carlos Kracke fez um relatório sobre as impressões que teve neste primeiro mês de trabalho. Utilizando as palavras profissionalismo, transparência e integração, ele destacou que a instituição tem um grande desafio pela frente. “O Rui Barbosa é um educandário que está completando 62 anos de existência. Sendo que neste período houve muitas conquistas e crescimento, e por isso temos a necessidade de continuar investindo em nossa instituição, pois oferecer uma educação de excelência será sempre nossa realidade”, enaltece.
 
A assembleia contou ainda com apresentação de relatórios das Atividades de 2016.  Apresentação da Prestação de Contas do Exercício de 2016. Eleição do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal – Gestão 2017/2018 e assuntos diversos. 
 
Confira quem são os eleitos e as respectivas profissões:
 
Presidente: Ito Dari Ranov (Avicultor) 
1º Vice Presidente: Edvandro Augusto Bier (Advogado)
2º Vice Presidente: Douglas André Roesler (Professor Universitário)
Secretária: Hilda Schultz (Vendedora)
1º Vice Secretário: André Rohloff (Auxiliar Administrativo)
2ª Vice Secretária: Daiane V. Prediger Berwig (Funcionária Pública)
Tesoureiro: Auri Diesel (Bancário)
1º Vice Tesoureiro: Wilmar Güttges (Empresário)
2º Vice Tesoureiro: Oldemar Hanusch (Autônomo)
Conselho Fiscal:
Ilgo Zimmermann (Assistente Administrativo)
Jonas Milton Rutke (Advogado)
Remi Sander (Dirigente Cooperativista)
Suplentes:
Marciano Schel (Contador)
Emerson Voigt (Auxiliar Administrativo)
Robson Janke (Assessor Parlamentar)
Conselheiro:
Pastor Arnildo Schenknecht
 
Conforme o presidente, Ito Dari Rannov, o objetivo da Aivarb é continuar trabalhando visando o fortalecimento do Colégio e da Faculdade. “Trabalhamos sempre visando o profissionalismo e a excelência, porque queremos oportunizar que mais pessoas possam investir no Ensino, tanto na Educação Básica, como no Ensino Superior. Ressaltando sempre que em nosso educandário visamos a educação voltada à formação integral do ser humano”, finaliza. 

 
 
 

Página 9 de 26