Você está aqui: Página Principal Notícias
Notícias / Novidades

Cipa do Rui Barbosa realiza atividade prática sobre o uso dos extintores

A Comissão Interna de Prevenção de Acidente (Cipa), do Colégio e Faculdade Luterana Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, realizou no dia 17 de março, uma atividade prática sobre o uso de extintores de incêndio. O treinamento foi realizado pelos integrantes da Cipa, professor de Ciências Marcus Guenter e pelo vice-presidente da Cipa, Mauricio Schimanko. Cerca de 50 colaboradores da instituição participaram da atividade que foi desenvolvida em quatro horários. 
 
Na oportunidade, os participantes aprenderam a utilizar os três tipos de extintores para prevenção e combate ao incêndio que a Instituição possui. O professor Marcus explica que os extintores de pó químico e CO2 (dióxido de carbono) podem ser utilizados nos casos de líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. Já os extintores de água são utilizados para papel e madeira, ou seja, para materiais sólidos. 
 
O vice-presidente da Cipa, Mauricio Schimanko, destaca que toda a estrutura física do Rui Barbosa está equipada com os três tipos de extintores. “Cada extintor está posicionado em lugar estratégico, como por exemplo, o de água que fica próximo a biblioteca, enquanto que no Laboratório de Ciências estão os extintores de pó químico, etc”, informa. 
 
Conforme a presidente da Cipa, supervisora Lidia Sander, a atividade prática é uma forma de propiciar treinamentos aos colaboradores. “Nosso objetivo é estarmos preparados para eventuais necessidades de uso dos equipamentos de segurança, de forma correta”, informa. 
 
Segundo a colaboradora, Karine Vitt, participar da atividade foi muito importante. “Eu não tinha noção de que existiam diversos tipos de extintores e também nunca havia manuseado um extintor. Desta forma, foi bem significativo participar de um treinamento como este que foi bastante prático”, destaca.  A professora Micheli Tavares concorda. “O treinamento foi muito proveitoso, pois aprendi a manusear o extintor e tomar os cuidados necessários quando utilizá-lo”, finaliza. 

 
 

Nova gestão da Cipa do Rui Barbosa é empossada

Foi empossada na tarde desta segunda-feira, dia 13 de março, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Colégio e Faculdade Luterana Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon.Foi empossada na tarde desta segunda-feira, dia 13 de março, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Colégio e Faculdade Luterana Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon. A solenidade de posse foi conduzida pelo diretor da Instituição, pastor Carlos Kracke. A nova equipe terá o período de um ano para atuar na prevenção de acidentes e doenças recorrentes do trabalho.
 
Conforme a presidente, Lidia Sander, o principal objetivo da Cipa é cuidar da segurança dos funcionários e dos alunos. “Buscamos orientar funcionários e alunos a respeito da prevenção de acidentes, informando sobre medidas e uso de equipamentos de segurança, bem como de roupas e calçados apropriados para evitar eventuais acidentes”, destaca. 
 
O diretor Carlos Kracke salienta que a Cipa é muito importante. “É fundamental que os colaboradores compreendam a importância do uso correto dos equipamentos de segurança, pois os mesmos nos dão uma vida profissional mais segura. É importante que todos entendam que a Cipa tem a função de dar qualidade de vida aos colaboradores dentro da empresa, sendo que este cuidado traz também inúmeros benefícios durante toda a vida do colaborador”, argumenta.
 
A CipaRui 2017 é composta pelos seguintes membros:
Presidente: Lidia Sander; 
Vice-presidente: Mauricio Schimanko; 
Demais integrantes: Marcus Guenther; Tatiana Franzmann; Elisangela Mundel; Janice de Paula; Emerso Cristani Cunha e Patrícia Schulz. 
Secretária Executiva: Elizandra Diesel.
 
 
 

Igreja Cristo é Vida e Colégio e Faculdade Luterana Rui Barbosa promovem Campanha Solidária para ajudar a Uopeccan

O grupo de jovens da Igreja Luterana Cristo é Vida, em parceria com o Colégio e a Faculdade Luterana Rui Barbosa, estão realizando a Campanha Doação Solidária, que tem o objetivo de arrecadar 500 kg de alimentos não perecíveis e leite longa-vida, que serão doados ao Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan). As doações podem ser feitas até o dia 23 de março no Colégio e Faculdade Rui Barbosa, no Mercado Marinel e na Congregação Luterana Cristo é Vida. 
 
Conforme o presidente da comunidade Cristo é Vida, Douglas Berwig, a iniciativa é uma oportunidade de demonstrar o amor pelo próximo. “A Campanha de arrecadação é uma iniciativa da juventude da nossa igreja, porque os jovens ficaram solidarizados em saber que a casa de apoio da Uopeccan está precisando de mantimentos”, informa. 
 
O diretor do Rui Barbosa, pastor Carlos Kracke, destaca que os 500 quilos fazem alusão aos 500 anos da Reforma Luterana que será celebrado neste dia 31 de outubro. “Este momento histórico da Reforma Luterana nos traz muitas lições valiosas. Entre elas, podemos destacar o Deus gracioso que por amor se doa a toda a humanidade. Motivados por este amor, sempre seremos desafiados a cuidar daqueles que precisam, as vezes, doando leite ou alimentos”, finaliza.

 
 

Acadêmicos da Falurb participam de atividade especial alusiva ao Dia da Mulher

Os acadêmicos e professores da Falurb participaram nesta quarta-feira, 08 de março, de uma atividade especial, alusiva ao Dia da Mulher. A programação foi realizada no ginásio de esportes e teve como palestrantes a professora Claudete Teixeira e o pastor da Igreja Luterana Alvorada, Alfredo Bischoff.
 
Utilizando a experiência de vida pessoal, a professora Claudete falou sobre o que é ser mulher e como foi passar por uma experiência bastante difícil que foi o câncer de mama. “Eu sempre encarei a doença como algo que seria superado, sempre com muito otimismo e tranquilidade, confiando em Deus e ficar careca foi, para mim, libertador. Pude perceber realmente que as pessoas me amavam pelo que eu era”, destaca.
 
Já o pastor Alfredo falou sobre como a mulher foi e é tratada ao longo dos tempos. Ele destacou que a grande revolução para o respeito com a mulher foi o próprio Jesus que fez. “Jesus foi o divisor de águas para um tratamento digno às mulheres. Em muitos exemplos da Bíblia, podemos ver o quanto Jesus se solidarizou e respeitou as mulheres. Meu desejo é que todos os dias possamos respeitar, honrar e tratar todas as pessoas com dignidade”, finaliza.

 
 

Página 10 de 27